No dia 05/05/2018 e nas dependências do hospital Santa Casa de Ribeirão Preto, o Dr. Daniel Chamie, médico cardiologista intervencionista do Instituto Dante Pazzanese de cardiologia realizou apresentação oral e participação prática de técnicas atuais em ultrassom intracoronário (IVUS) e reserva fracional de fluxo instantâneo coronário (iFFR).
Na oportunidade da palestra foram discutidos aspectos da fisiologia da isquêmia coronariana avaliada pela técnica convencional (FFR) bem como as indicações, comparação e validação da atual medida do iFFR comentando da vantagem de não utilização da adenosina já que o software do equipamento identifica na curva de pressão aórtica proximal e intracoronária distal o segmento do ciclo cardíaco onde a resistência ao fluxo coronariano é estável e mínima e por isto podendo ser medido o gradiente de pressão.
Também foram expostos os princípios físicos do ultrassom, os tipos de transdutores empregados para caracterização das placas bem como medidas convencionais que avaliam a gravidade anatômica das lesões e orientam a indicação de eventual implante do stent além do reconhecimento de mecanismos de reestenose coronariana.
Assim, tais recursos utilizados para a caracterização anatômica com o ultrassom intracoronário e repercussão isquêmica das obstruções através da reserva fracional do fluxo são atualmente empregados nos laboratórios de cardiologia intervencionista para otimizar o diagnóstico e tratamento.