A HCI atua desde 1974 disponibilizando recursos tecnológicos e humanos no diagnóstico e tratamento intervencionistas de pacientes com problemas cardiovasculares.
Na constante busca do aperfeiçoamento da equipe profissional, a HCI mantém o princípio de sempre oferecer qualidade total e buscar novas técnicas na área. Uma mostra desta preocupação constante é o fato da HCI ser pioneira no interior do Estado de São Paulo a realizar o procedimento percutâneo de implante de endoprótese coronária (Stent).
Nestes anos de intervenções, alguns números merecem destaque:
50.000 cateterismos
20.000 angioplastias
Além das intervenções acima citadas, a HCI executa os seguintes procedimentos: Valvoplastia; Fechamento de defeitos septais e canal arterial com próteses; Implante de filtro de veia cava inferior para profilaxia de tromboembolismo pulmonar de repetição; Dilatação e implante de Stent para tratamento de doença arterial obstrutiva carotídea e ilíaco-femuro poplítea; Implante de próteses para tratamento do aneurisma arterial; Dilatação de lesões obstrutivas de artéria renal para controle da hipertensão neurovascular; Quimio-embolização ou embolização por molas de artérias viscerais em tumores ou sangramentos; Resgate percutâneo de catéteres intravasculares retidos. Objetivando formar novos profissionais, a HCI também atua como Centro de Treinamento e Complementação Especializada em Hemodinâmica, com autorização da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica.
Atualmente, formada por sete médicos hemodinamicistas, a HCI mantém quatro unidades, sendo duas em Ribeirão Preto (Santa Casa e Hospital São Lucas), uma na Faculdade de Medicina em Pouso Alegre (MG) e uma na AMECOR em Cuiabá (MT).