RIBEIRÃO PRETO, 13 de janeiro de 2022
DR. WESLEY RODRIGUES FERNANDES
A.V.F. , 46a, SOLTEIRA, NATURAL E PROCEDENTE DE RIBEIRÃO PRETO
PACIENTE COM HISTÓRICO DE INSUFICIÊNCIA AÓRTICA ACENTUDA DE ETIOLOGIA REUMÁTICA PROVÁVEL. SEM OUTRAS COMORBIDADES E SEM OUTROS FATORES DE RISCO PARA DOENÇA CARDIOVASCULAR. SUBMETIDA NA ÚLTIMA DÉCADA A DUAS CIRURGIAS DE TROCA VALVAR AÓRTICA (A PRIMEIRA BIOLÓGICA E A SEGUNDA MECÂNICA). EM USO DE VARFARINA E COM INR EM FAIXA TERAPÊUTICA. FAZENDO USO AINDA DE DIURÉTICO, BETA BLOQUEADOR E DIGITAL.
EM ACOMPANHAMENTO PERIÓDICO DEMONSTROU PIORA PROGRESSIVA DA CLASSE FUNCIONAL (CF III) REALIZOU NOVO ECOCARDIOGRAMA QUE EVIDENCIOU INSUFICIÊNCIA AÓRTICA DISCRETA, INSUFICIÊNCIA MITRAL MODERADA E INSUFICIÊNCIA TRICÚSPIDE ACENTUADA COM AUMENTO IMPORTANTE DO VOLUME INDEXADO DO ÁTRIO DIREITO (54ML/m2), TAPSE 20 mm E PSAP DE 46 mmHg (ÍNDICE SUBESTIMADO PELA DISFUNÇÃO DO VENTRÍCULO DIREITO). VENTRÍCULO ESQUERDO COM DESEMPENHO SISTÓLICO GLOBAL LIMÍTROFE (52%).
MESMO COM OTIMIZAÇÃO MEDICAMENTOSA MANTEVE-SE SINTOMÁTICA E COM INTERNAÇÕES RECENTES POR CONGESTÃO SISTÊMICA, SENDO OPTADO POR IMPLANTE PERCUTÂNEO TRANSCATETER DE PRÓTESES VALVARES BICAVAIS (TricValve®) FOI SUBMETIDA AO PROCEDIMENTO GUIADO POR USG TRANSESOFÁGICO COM SUCESSO E SEM GRADIENTES RESIDUAIS ASSOCIADOS (IMPLANTE DE DUAS VALVAS AUTOEXPANSÍVEIS BIOLÓGICAS DE 25mm EM CAVA SUPERIOR E 35mm EM CAVA INFERIOR NA JUNÇÃO COM ÁTRIO DIREITO). DURANTE O PROCEDIMENTO FOI MANTIDA SEDADA E INTUBADA E SEM NECESSIDADE DE DROGAS VASOATIVAS OU DEMAIS APORTES HEMODINÂMICOS.
PACIENTE EVOLUIU SATISFATORIAMENTE NO PÓS PROCEDIMENTO IMEDIATO SENDO PROGRAMADO CURTO PRAZO DE INTERNAÇÃO EM LEITO DE ENFERMARIA PARA RETORNO DA FAIXA TERPÊUTICA DA ANTICOAGULAÇÃO ORAL ENQUANTO RECEBE TERAPIA PONTE COM HEPARINA DE BAIXO PESO MOLECULAR. SEGUIMENTO DE MÉDIO E LONGO PRAZOS SERÃO NECESSÁRIOS PARA AVALIAÇÃO FUNCIONAL DO NOVO DISPOSITIVO.