HCI

ENDOMIOCARDIOFIBROSE

 História clinica:

Paciente hipertensa controlada, obesa e com diabetes não insulinodependente referindo dispnéia de pequenos esforços acompanhada de dor precordial atípica . Realizado eletrocardiograma que mostrou sobrecarga de ventrículo esquerdo e alterações secundárias da repolarização ventricular, teste ergométrico de baixo valor preditivo para isquemia coronária, ecocardiograma que evidenciou hipertrofia concêntrica do ventrículo esquerdo.

 

Procedimento:

Realizado estudo hemodinâmico por punção de artéria radial cuja coronariografia não detecta obstrução na circulação coronária e o Ventrículo Esquerdo mostra obliteração da cavidade ventricular com padrão angiográfico de endomiocardiofibrose. Por punção de veia na prega anterior do cotovelo Direito realizado ventriculografia que mostra acometimento obliterativo da porção apical trabecular. Devido pane elétrica no polígrafo não foram registrados manometrias das cavidades. Também não foram observados insuficiências das valvas tricúspide e mitral.

 

Evolução clínica:

Controlaram-se os fenômenos congestivos sistêmico e pulmonar com aumento diurético e IECA, não indicando-se a decorticação endocárdica porque a classe funcional é II (NYHA) e não há insuficiência valvar.

Publicado em: 28/02/2013 - 14:34:33

 Coronária Esquerda sem evidência de lesão obstrutiva

 Coronária Direita sem evidência de lesão obstrutiva

Ventriculografia com obliteração apical da cavidade e sem insuficiência mitral

 Ventriculografia Esquerda com obliteração apical da cavidade

Ventriculografia Direita em diástole com obliteração da porção apical trabecular

Ventriculografia Direita em sistóle com via de saída tubular e sem insuficiência tricúspide associada

Voltar

Cadastre-se e receba nossos informativos gratuitamente.