HCI

Boletim Informativo Nº 57
Download

DISPOSITIVOS PARA ANGIOPLASTIA EM LESÕES CRÔNICAS CALCIFICADAS

Dr Mahler Giordani Mileo

 

O tratamento de lesões coronárias crônicas calcificadas, se mostra um desafio um desafio no dia-dia do médico hemodinamicista, pois a presença de grandes quantidades de cálcio na parede arterial, dificulta a progressão de cordas-guias, cateteres balão e stents no interior da luz coronária. Diante desse desafio foram desenvolvidos métodos e dispositivos que visam o remodelamento da placa calcificada por Litotripsia ou Aterectomia rotacional.

 

Aterectomia rotacional:

 

O Rotablator® é o principal representante do método de aterectomia rotacional, funciona através de uma oliva metálica de formato elíptico, que em sua face anterior apresenta partículas de diamantes. Os princípios de corte diferencial e deslocamento ortogonal permitem abrasão mecânica realizada em altas rotações da broca diamantada, poupando o tecido normal adjacente. Corte diferencial se refere a capacidade de remover um material enquanto poupa outro material de composição diferente. Esse mecanismo permite que a broca deslise pela luz do vaso sem danificar o tecido saudável, elástico, realizando abrasão do tecido calcificado, portanto inelástico. A presença de dissecção de placas ocorre em menor frequência (26%) na aterectomia rotacional em comparação ao uso de cateter balão (66%-73%). A placa desgastada é reduzida a micropartículas que variam de 5-10 Um de diâmetro, tamanho suficiente para serem embolizadas para microcirculação e serem fagocitadas pelo sistema reticuloendotelial presente no fígado, baço e pulmões.

 

Atualmente as contraindicações ao uso de aterectomia rotacional incluem oclusões onde a corda-guia não ultrapassa a lesão, lesões em último vaso remanescente em pacientes com função ventricular esquerda comprometida, lesões em enxertos de veia safena, evidencias angiográficas de trombo e dissecção significativa no local de tratamento Litotripsia intracoronária:

 

A litotripsia intravascular (ShockWave®) é uma ferramenta nova que vem ganhado destaque no tratamento de lesões coronárias calcificadas. Através de um cateter balão do com múltiplos emissores de ondas ultrassônicas que passam através dos tecidos moles e resultam em tensão de cisalhamento significativa para fraturar seletivamente o cálcio nas camadas intima e média da parede coronária, trabalhando de forma a remodelar a parede do vaso permitindo a passagem do Stent de adequada aposição de suas hastes.

voltar

Cadastre-se e receba nossos informativos gratuitamente.