HCI

Boletim Informativo Nº 51
Download



O DR Pedro Pio da Silveira comenta sobre aspectos etiopatogênicos, demográficos e diagnósticos envolvidos nos aneurismas da circulação craniana ressaltando que a decisão de intervenção baseia-se no conhecimento da história natural, apresentação clínica, localização e dimensão destas dilatações. Embora controversos, estudos apontam que a mortalidade e desfechos desfavoráveis sejam menores quando tratados percutâneamente comparativamente à clipagem cirúrgica. 

Na atualidade observamos crescente número de implante percutâneo de valva aórtica (TAVI) para tratamento da estenose aórtica grave. Como relata DR Vicente Paulo Resende Júnior, publicações recentes apontam para ampliação deste recurso terapêutico a pacientes com disfunção de bioprótese aórtica e recomendam o procedimento de ¨valve in valve¨ especialmente aos de elevado risco de reoperação.

Finalmente DR Wesley Rodrigues Fernandes aborda a intervenção coronária diante de lesões calcificadas e mostra um novo planejamento estratégico conhecido como litotripsia intravascular coronária onde a energia acústica é transmitida no interior da placa modificando e fragmentando o cálcio local permitindo o implante ótimo do stent e evitando a trombose por má expansão da prótese. 

Certos de trazer novas opções de tratamento que o serviço de hemodinâmica e cardiologia intervencionista disponibiliza em nossas diferentes unidades, ficamos à disposição dos colegas e pacientes neste atendimento.

 

Dr. Clemente Greguolo

Série “O Temido Aneurisma Cerebral”. Capítulo 1: da definição à patogênese.

Falência de bioprótese aórtica : implante de Tavi Valve in Valve ou nova troca valvar cirúrgica ?

LITOTRIPSIA INTRAVASCULAR CORONARIANA

voltar

Cadastre-se e receba nossos informativos gratuitamente.