HCI

Boletim Informativo Nº 53
Download



Neste boletim informativo o Dr. Wesley Rodrigues Fernandes comenta a importância do estudo funcional para avaliação de isquemia coronária através do FFR(reserva fracional de fluxo) em pacientes multiarteriais e aponta os resultados ainda discutíveis neste cenário complexo tanto na apresentação clínica quanto na tomada de decisão entre angioplastia coronária e revascularização cirúrgica.

 

Outro tema abordado pelo Dr Felippe Augusto dos Santos refere-se às complicações do procedimento de implante percutâneo de valva aórtica(TAVI) e salienta que o acidente vascular cerebral o sangramento maior e a insuficiência renal são os maiores preditores de impacto sobre a qualidade de vida. E também comenta sobre a insuficiência paravalvar observada em pacientes com importante calcificação do anel valvar e da vantagem potencial do uso de valvas autoexpansíveis com sistemas de fixação supraanular.

 

Finalmente o Dr João Paulo Nunes Fernandes ressalta o valor do estudo hemodinâmico em pacientes adultos com cardiopatia congênita para quantificação de shunts, cálculos de resistência vascular sistêmica e pulmonar, estimativa de gravidade de estenoses valvares bem como complementar a avaliação funcional com estudo anatômico angiográfico contrastado.

 

Dr. Clemente Greguolo

Fractional Flow Reserve Versus Angiography for Multivessel Evaluation 3

Devemos continuar temendo as complicações pós TAVR?

Cateterismo cardíaco diagnóstico em adultos com cardiopatia congênita

voltar

Cadastre-se e receba nossos informativos gratuitamente.