A artéria femoral superficial pode ser comprometida com doença arterial obstrutiva sendo as oclusões mais freqüentes que as estenoses,geralmente longas, com calcificações parietais de localização as vezes difusa e com envolvimento dos troncos infrapoplíteos. Neste contexto, a opção de revascularização do membro isquêmico deve basear-se na classificação funcional( Rutherford 2 a 5) especialmente nas situações de lesões troficas associadas.
Diversos trabalhos mostram que os Stents de Nitinol tem adequado flexibilidade e força radial que suportam compressão, contração,torção e flexão submetidos durante a movimentação da perna e é uma opção terapêutica segura e eficaz, garantindo patência imediata e intermediária de 98% e 80% com taxas de insucesso de 1-2% nas lesões longas ou oclusão crônica.
Na atualidade, em virtude dos animadores resultados das intervenções coronárias com stents farmacológicos, foram utilizados stents eluidos com Sirolimus ( Sirocco Trial ) que não mostrou redução da reestenose quando pacientes foram avaliados tardiamente ( 24 meses) comparados aos Stents Bare Metal.
Entretanto, parece que o uso do Stent Zilver PTX eluido com Paclitaxel sem plataforma polimérica conseguiu manter a patência tardia com redução da reestenose binária para 50% (18.8% Zilver PTX, 38.7% Zilver Bare).
Bibliografia:
The Zilver PTX Randomized Trial of Paclitaxel-Eluting Stents for Femoropopliteal Disease: 24-Month Update/ Site: www.iset.org
SIROCCO TRIAL - Duda S, et al . ( 2006).J. Endov Ther 13,701- 710