HCI

Boletim Informativo Nº 49
Download



Neste boletim, Dr. Renato aborda o tema relativo à apresentação de pacientes com dor precordial, mas que o envolvimento obstrutivo da circulação coronária epicárdica não é detectado durante cinecoronariografia devendo serem feitos outros testes invasivos para demonstrar a diminuição do fluxo de reserva coronária e fisiologia isquêmica para poder concluir o diagnóstico e instituir terapia adequada. Ainda neste cenário das novas abordagens diagnósticas, Dr. Marcelo expõe conceitos importantes da tomografia de coerência óptica para caracterizar a biologia das placas de aterosclerose e conduzir o planejamento intervencionista bem como avaliar os mecanismos de reestenoses e tromboses de stents previamente implantados. finalmente, Dr. João Paulo aborda as indicações para intervenção percutânea em valva tricúspide após seu reconhecimento diagnóstico através da ecocardiografia. Também cita as opções terapêuticas intervencionistas disponíveis e os resultados do estudo trivalve registry, especialmente quanto ao controle da insuficiência cardíaca e riscos adversos comparativamente à terapia clínica.

Portanto, as informações para compreensão das novas técnicas integradas de imagem cardiovascular e estudo fisiológico invasivo da circulação coronária possibilitam praticas atuais nos laboratórios de cateterismo cardíaco necessárias para tomada de decisão e resolução multidisciplinar.

Dr. Clemente Greguolo

INOCA: ISQUEMIA COM ARTÉRIAS CORONÁRIAS NÃO OBSTRUTIVAS

Tomografia de coerência óptica (OCT); uma nova ferramenta para auxiliar e melhorar os resultados na sala de hemodinâmica.

INTERVENÇÃO TRANSCATETER NA INSUFICIÊNCIA VALVAR TRICÚSPIDE

voltar

Cadastre-se e receba nossos informativos gratuitamente.