HCI

Boletim Informativo Nº 52
Download



Neste boletim informativo, o Dr Guilherme Evangelista Rezende faz referência ao incomum e numericamente reduzido procedimento nomeado de TricValve ou CAVI , uma intervenção ainda em evolução para tratamento da insuficiência valvar tricúspide grave comentando os tipos de dispositivo, a seleção dos pacientes , a técnica de implante e o seguimento tardio frente às mudanças circulatórias adaptativas. Pioneiramente no Hospital Santa Casa de Ribeirão Preto realizou-se o procedimento pela equipe da hemodinâmica obtendo sucesso da intervenção adequado controle terapêutico após diagnostico de lesão tricúspide severa e congestão sistêmica de difícil controle em paciente com duas intervenções cirúrgicas prévias em valva aórtica e com risco cirúrgico alto.

 

Dentre os assuntos relativos às síndromes coronarianas agudas, o Dr. Wesley Rodrigues Fernandes avalia as evidências cientificas e comenta o fluxograma a ser observado em pacientes triarteriais que se apresentam com infarto agudo com supradesnivelamento do segmento ST discutindo sobre abordagem de lesões associadas e modalidades de avaliação de gravidade das lesões não culpadas para definir risco e benefício da revascularização completa , especialmente no choque cardiogênico.

 

Na sequência de discussões sobre aneurismas cerebrais, o Dr. Pedro Pio da Silveira comenta da gravidade clínica quando a hemorragia subaracnóide decorre de ruptura do aneurisma necessitando rápida neurointervenção. Entretanto, para o manejo dos aneurismas não rotos, o assunto é controverso e devem ser ponderados riscos/benefícios da intervenção respeitando critérios da seleção e indicação especialmente em situações especiais de apresentação, citando a associação de malformações arteriovenosas, lesões carotídeas ou terapia antitrombótica.

Finalmente estamos notificando o término das atividades da equipe de hemodinâmica na assistência aos pacientes do serviço em Imperatriz-MA.

 

Dr. Clemente Greguolo

Intervenção percutânea para Regurgitação Tricúspide severa com o TRICVALVE.

REVASCULARIZAÇÃO COMPLETA NA SÍNDROME CORONARIANA AGUDA

Série “O Temido Aneurisma Cerebral”. Capítulo 2: O tratamento – devo intervir ou acompanhar?

voltar

Cadastre-se e receba nossos informativos gratuitamente.